Escala Scoville: Conheça o grau de calor das Pimentas
Quando você degusta um prato com pimenta, logo vem aquele "calor". Essa sensação de algo picante (amada pelos fãs da LaBruja) é culpa de uma substância chamada Capsaicina, e é ela quem define o nível de ardência das pimentas: Quanto mais Capsaicina, mais calor você vai sentir na sua boca. E pra falar sobre essas diferenças de "calor" nos molhos LaBruja, precisamos fazer um breve resumo sobre a Escala Scoville. Vamos lá!
O que é a Escala Scoville?
Lá em 1912, um farmacêutico americano chamado Wilbur Scoville, criou um teste para determinar o "grau de calor" das pimentas, denominado Teste Organoléptico Scoville: ele fazia uma mistura de água, açúcar e pimenta, e oferecia à voluntários. Ele queria descobrir o quanto de água com açúcar era necessário para diluir a polpa de pimenta até chegar ao ponto onde você já não sente o calor.
Pra resumir numa frase, a Escala Scoville é usada para medir o grau de ardência ou pungência de pimentas.
Tudo era feito em partes iguais. Por exemplo, uma xícara de polpa de jalapeño varia de 2.500 a 8.000 Unidades de Calor Scoville (em inglês: Scoville Heat Units ou "SHU´s"), pois precisa de 2.500 a 8.000 xícaras de água com açúcar para diluir o calor de uma xícara de jalapeño a zero. Essa diferença existe porque pimentas do mesmo tipo podem variar na ardência dependendo do solo e da região onde cresceram.
O infográfico abaixo mostra os SHU´s de algumas pimentas bem conhecidas dos brasileiros: do pimentão (que quase não contêm Capsaicina) até a capsaicina pura.
Pra todos os gostos!
Somos democráticos. Em nossos molhos temos opções de ardência para os iniciantes, que desejam se aventurar com cautela, passando pelas tradicionais até a mais intensa e extreama, pra aqueles que já tem uma certa "experiência" e "coragem".
Escolha seu molho de pimenta pela ardência aqui na loja virtual no menu 'Pimentas Fermentadas'!